Entr’aço é um projeto desenvolvido por mim, João Paixão, aluno do Curso de Multimédia da EPI_ Escola Profissional de Imagem, no âmbito da minha Prova de Aptidão Profissional.
O projeto tem 3 componentes principais:
- Vídeo de comentário
- Website
- Aplicação
Vídeo de Comentário
O vídeo de comentário baseia-se na Linha do Norte, linha esta que considero uma espinha dorsal para a Ferrovia Portuguesa, já que serve de ligação a diversas outras linhas, como, por exemplo, a Linha do Minho, Vendas Novas, Cintura e Beira-Alta.
No entanto, por esta já ser antiga, e por ter tantos usos, não é possível que esta seja usada para, por exemplo, uma ligação rápida entre Lisboa e o Porto, dado a diversas questões. Foi por isto que a ideia de uma nova linha, com características de Alta Velocidade, foi reativada. No entanto, este é um projeto que tem recebido várias críticas ao longo dos anos, e isto é realmente claro desde Setembro de 2022. Eu vi, li e ouvi várias destas reclamações, e no meu ver, grande parte destas são exageros, e foi precisamente este sentimento que me fez realizar este vídeo. Não só descrevo as minhas opiniões sobre o tema da Alta Velocidade, mas também termino com uma vista geral da Ferrovia Portuguesa, onde está e aonde vai.
Website
O website serve de uma plataforma onde a informação sobre o documentário é mais detalhada, e mais apelativa visualmente. Este inclui fotos que tirei durante as gravações do projeto, juntamente com a explicação do projeto e do processo de desenvolvimento. O site também tem o Making Of (Vídeo que demonstra o desenvolvimento do projecto), link para a página do YouTube que contem o vídeo principal e contactos pessoais.
Aplicação
O protótipo de aplicação serve como forma de ler artigos e ver os vídeos feitos pelo Entr’aço.
Em resumo, o Entr’aço em si é uma marca dedicada à criação de conteúdo sobre a Ferrovia Portuguesa. Desta maneira, qualquer artigo, modelo interativo ou vídeo, escritos ou desenvolvidos por autores do Entr’aço ficariam visíveis para visionamento do público.
